O Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia ou durante mais tempo. Assim, pode detectar alterações que em geral não são registradas num exame de tempo mais limitado, como o eletrocardiograma simples, por exemplo.
Na realidade, o Holter é um eletrocardiograma de 24 horas gravado para ser analisado posteriormente.
O monitor recebeu este nome em homenagem a Norman J. Holter, que o inventou, em 1949. Desde então, o Holter evoluiu muito. O primeiro aparelho pesava quarenta quilos e tinha que ser levado dentro de uma mochila!
As viagens interespaciais levaram a NASA a aperfeiçoar os aparelhos de gravação do eletrocardiograma para análise posterior. Hoje, os aparelhos mais modernos são minigravadores digitais muito pequenos e leves, menores que muitos aparelhos de telefone celular. Este aparelho possui um cartão de memória (semelhante ao das máquinas fotográficas digitais) que registra o traçado para posterior transferências destes dados a uma central para análise.
O LOOPER e outro exame de longa duração para monitorização do batimentos cardíacos. A diferença para o Holter é que o Looper poder ser com duração variável, de 3 até dias. A gravação é contínua dos batimentos cardíacos, mas o paciente é orientado a acionar um botão do aparelho todas as vezes que tiver algum sintoma.
Um curto período antes de acionar o botão e um tempo pré-determinado após ter acioanado o batão são transferidos para a memória (carão) do aparelho. Este tempo então é analisado sendo possível correlacionar melhor os traçados eletrocardiográficos com os sintomas. O botão pode ser acionado inúmeras vezes durante o exame.
Este exame está indicado quando não é possível o registro do evento apenas com o Holter. Pode ser repetido quantas vezes forem necessárias.
As instruções dos cuidados com o aparelho durante o exame são orientados no dia da instalação do aparelho.
O M.A.P.A. é a monitorização ambulatorial da pressão arterial. É utilizado para casos em que há necessidade de esclarecimento diagnóstico quanto a pressão arterial.
São registrados os valores das pressões arteriais (sistólica e diastólica) durante as 24 horas para posterior análise.
As instruções sobre os cuidados com o aparelho e para adequada realização dos exames são dados no dia da instalação do aparelho.
Realizamos o procedimento em criança e adulto.
O Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia ou mais e pode, assim, detectar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado, como num eletrocardiograma simples, por exemplo. Na verdade, o Holter é um eletrocardiograma de 24 horas, gravado para ser verificado posteriormente.
Os aparelhos mais evoluídos permitem a transmissão dos dados via internet, possibilitando uma avaliação deles à distância e em tempo real.
A pele deve estar limpa, sem ferimentos ou infecção, sem cremes e será higienizada em determinados locais com álcool antes da colocação dos eletrodos.
A Clínica Cor Kids & Clínica do Coração utiliza um aparelho que necessita de apenas quatro eletrodos na face anterior do tórax em posições pré-determinadas pelo fabricante do equipamento. Estes eletrodos são conectados por fios a um receptor, o qual registra a atividade elétrica cardíaca durante todo o período em que está conectado, normalmente de 24 horas.
A pessoa monitorada deve fazer normalmente todas as suas atividades cotidianas. Recomendamos evitar o banho pelos riscos de ocorrer dano ao aparelho.
Os pacientes são solicitados a registrar suas atividades, bem como os horários em que possam ter ocorrido os sintomas, para que esses eventos sejam analisados com os dados de registro do Holter.
O aparelho possui uma programação que não necessita da interferência do paciente, nem mesmo para desligar ao termino das 24 horas. Ë tudo programado anteriormente.
Normalmente, os eletrodos levam de dez a quinze minutos para serem colocados e cinco minutos para serem retirados. Quando o aparelho é retirado, os dados captados por ele são analisados por um sistema computadorizado apropriado.
Os registros eletrocardiográficos contínuos fornecidos pelo Holter permitem informações sobre ocorrências de eventos momentâneos do coração.
Os registros das atividades diárias (caminhada, atividade física, estresse) realizadas durante o exame bem como os sintomas ocorridos devem ser relatados. Ë fornecido um diário ao paciente para o relato de ocorrências para que profissional que estiver analisando o exame possa ter especial atenção a estes horários do registro.
O Holter é muito utilizado para diagnosticar alterações nos batimentos cardíacos, que pode ser curtas ou outras alterações paroxísticas, que muitas vezes não ocorrem durante uma consulta médica. Assim, ele está indicado para pacientes com arritmias cardíacas, palpitações ou perda de consciência.
O procedimento não apresenta riscos e não tem qualquer contraindicação. Alguns pacientes podem ser sensíveis aos adesivos dos eletrodos, mas as reações, nas raras ocasiões em que acontecem, são muito brandas.
A pele onde estavam colocados os eletrodos não deve ser exposta ao sol durante três a cinco dias.